16 de fev. de 2014

O que você precisa saber pra começar a praticar Arco e Flecha

Compartilhado artigo achado no site: arqueirismo


1. Qual o peso do arco?

O peso do arco refere-se não à quantos quilos o arco pesa, mas sim à força necessária para puxar a corda do arco. Normalmente ele é dado em libras. Para um iniciante, o recomendável é algo entre 25 e 35 libras (equivalentes a 11 e 15 quilos). Pode parecer pouco, mas eu recomendo fortemente que se inicie com um arco nessa faixa. O motivo é que desse modo você não irá se preocupar tanto com a puxada, podendo focar mais na postura e na mira. Acredite, puxar um arco de 50 libras é muito mais difícil do que parece, especialmente quando você não sabe ainda quais músculos usar.



Para saber exatamente o peso que você aguenta, uma dica é encher um balde com água. Um litro equivale a um quilo. Levante o balde e veja se consegue fazê-lo sem esforço excessivo.


Outra dica é que se você comprar um arco take-down, desmontável, você pode trocar as lâminas (ou limbs) por outras de peso maior no futuro. Apenas verifique se o arco suportará lâminas mais pesadas (o Velox Senior, por exemplo, tem limite de 30 libras).


2. Qual o tamanho da minha puxada?

A sua puxada é a distância que você consegue puxar a corda do arco. Ela é medida em polegadas. Em um arco recurvo, por exemplo, se o peso do arco é de 35 libras quando puxado a 28 polegadas, ao puxar com 25 polegadas ele terá apenas peso de 30 libras, aproximadamente.
Para medir sua puxada, você pode medir sua envergadura. Basta abrir os braços e medir a distância entre a ponta dos dedos da mão esquerda até a direita. Aí divida o valor por 2.5 e você tem a distância da sua puxada. O mais comum são os arcos terem uma puxada entre 28 e 30 polegadas (71 a 76 centímetros).
Para calcular a puxada, meça sua envergadura e divida o valor por 2,5.

(DICA – pra converter facilmente centímetros para polegadas, libras para quilos, etc., basta digitar no Google: 28 polegadas em centímetros, 30 libras em quilos, etc.)
Não é recomendável puxar acima do limite recomendado do arco, mas puxar abaixo não danifica o arco – apenas fará sua flecha ser disparada com menos força.

3. Saber qual o olho dominante (esquerdo ou direito?)

Todos temos um olho dominante, assim como temos uma mão dominante. O problema é que nem sempre o olho direito é o dominante para destros e vice-versa. Para saber qual o olho dominante, efetue o seguinte procedimento.
  1. Olhe para um objeto à uns 5 ou 10 metros de distância.
  2. Estenda as mãos para frente, juntando-as e deixando uma abertura entre os polegares e indicadores
  3. Com os dois olhos focados no objeto, comece a aproximar lentamente sua mão para seus olhos, sem perder de vista o objeto
  4. Você irá notar que sua mão irá começar a se aproximar de apenas um olho. Esse olho é o seu olho dominante.
Quando você mira em um objeto com os olhos abertos, pode notar que se fechar o olho dominante, o objeto irá “sair da mira”, sendo preciso reajustar sua visada. Isso é porque sua mira estará de acordo com o olho dominante, todas as vezes.

4. Sou destro mas tenho olho dominante esquerdo. Compro arco para destros ou canhotos?

Essa é uma questão difícil. O recomendado nesse caso é comprar um arco para canhotos, ou seja, comprar aquele que se adequa ao seu olho, não à sua mão. Dessa maneira você poderá mirar com os dois olhos abertos, o que é mais vantajoso, pois te dará um campo de visão maior.
Um arco para canhotos é chamado de LH (left handed) e para destros é chamado de RH (right handed)
No entanto, isso não é uma regra. Você pode treinar para mudar seu olho dominante, ou então simplesmente fechar o olho dominante e mirar com o outro olho. É uma questão de prática e de gosto.
Eu mesmo sou destro mas meu olho dominante é o esquerdo, e meu arco é um arco para destros. O correto é você testar um arco com as duas mãos pra ver qual se adequa mais à você.
Outra opção é comprar um arco que pode ser usado tanto por destros como por canhotos, como por exemplo arcos que não possuem janela e a flecha é apoiada na mão (como arcos longbows tradicionais ou arcos mongóis) ou arcos com janela nos dois lados, como o Falco Twin (veja na foto como há 2 janelas, uma em cada lado do arco)

5. Quais flechas comprar?

Flechas são complexas e exigem um post inteiro dedicado a medir o peso, spine e material adequado ao seu arco. Porém vamos dar uma resumida.
Existem flechas de basicamente 3 materiais – madeira, alumínio e fibra de carbono. Atualmente as fibras de carbono são as mais recomendáveis, tanto pela durabilidade quanto pela leveza. Mas são também as mais caras. As de alumínio são bem duráveis, tem uma pequena tendência a entortar se você acertar várias vezes uma árvore ou parede. As de madeira são as mais frágeis e também possuem pequenas diferenças entre cada flecha. Uma flecha de fibra de carbono de uma marca e modelo X sempre terão as mesmas propriedades, mas isso não é possível com flechas de madeira.
No entanto as de madeira são mais baratas, você mesmo pode fazê-las. E são mais tradicionais.
Mais importante que o material da flecha, é determinar qual o “spine” da flecha é adequado para seu arco. O spine determina a rigidez da flecha – um spine alto significa que a flecha é mais “mole”, e um spine mais baixo significa que ela é mais “dura”. Esse é um aspecto mais complicado que exige um post inteiro sobre o assunto. Porém para um arco recurvo ou longbow (não composto) de 25 a 30 libras pode ser usado com uma flecha com spine de cerca de .900 a .700 e com peso de cerca de 18 a 20 gramas. Para um arco de 35 a 45 libras, uma flecha com spine de .600 a .500 com peso de 20 a 24 gramas é suficiente.
Irei fazer um post completo ensinando a escolher as flechas corretas, mas saiba que isso também não é um impedimento – eu possuo umas flechas artesanais de bambu com pesos diferentes e spines diferentes, e é possível se divertir normalmente com elas. Não deixe que esses detalhes impeçam você de comprar algumas flechas para começar a praticar. (a não ser que use um arco composto ou de peso muito alto, aí é importante ter a flecha correta ou ela pode se partir ao ser disparada!)

6. Protetor de braço, de peitoral, fletching jig, miras, estabilizadores…o que preciso comprar além do arco para começar?

O arqueirismo, como todo esporte, possui um sem número de acessórios. Mas para começar, você não precisa gastar muito além do que já gastou no arco e nas flechas. A propósito, apenas 3 flechas já dão para o começo!
É recomendável comprar um protetor de braço e de mão. Os modelos mais simples custam cerca de R$30 em lojas como a Decathlon ou na Velox. O protetor de braço irá impedir que você ganhe alguns roxos nos braços quando a corda bater com força nele – e isso irá acontecer várias vezes no começo. Não deixe de comprar e usar!
O protetor de mão simples é apenas uma dedeira, pra evitar a fadiga nos dedos de tanto puxar a corda. Lembre-se que você está puxando cerca de 15 quilos ou mais com apenas 3 dedos, diversas vezes. Sem o protetor, você terá calos dolorosos no final do dia.
Existem protetores de braço mais elaborados, mas o funcionamento é basicamente o mesmo. Eu recomendaria apenas uma luva ao invés de uma dedeira, pois é mais confortável de se usar. 

Outro objeto indispensável é o bowstringer, ou encordoador. Ele é uma peça usada para colocar a corda em arcos recurvos e longbows de maneira segura e que não danifica as lâminas do arco. Custa baratinho e vai fazer seu arco durar por anos sem empenar.
Uma aljava é recomendável, mas não absolutamente necessária. Eu ainda não tenho, pois encomendei de fora e ela não chegou. Basta fincar as flechas no chão ou deixá-las jogadas próximas de você. Arranje apenas algum lugar para guardá-las – um tubo de PVC quebra o galho.

O resto não é necessário. Você pode comprar, mas pode muito bem atirar por anos sem miras, rests elaborados, estabilizadores, sem fletching jigs (acessórios para colocar penas nas flechas), sem silenciadores de corda, etc. e tal.

7. Já comprei tudo que preciso. E agora?

Agora você precisa ler como aprender a atirar corretamente. Fundamentos básicos de postura e de segurança. Eu vou fazer um post maior sobre isso, mas por enquanto recomendo o seguinte:
Segurança:
  1. JAMAIS aponte um arco armado na direção de alguém.
  2. Estabeleça uma linha de tiro. Ninguém deve ultrapassar essa linha enquanto houver pessoas atirando.
  3. Estabeleça uma linha de espera, atrás da linha de tiro. Todas as pessoas que não estão disparando arcos devem ficar atrás dessa linha, e não se aproximar da linha de tiro.
  4. Estabeleça uma área pra espectadores, atrás da linha de espera. Todas as pessoas que não irão atirar devem ficar nessa área, em segurança.
  5. Certifique-se que os arredores são seguros, deixe claro que vocês estão praticando uma sessão de arqueria.
  6. Somente vá buscar as flechas quando todos os arqueiros tiverem colocado seus arcos no chão ou em repouso. Avise claramente a todos que você está indo buscar as flechas.
  7. De novo: JAMAIS aponte um arco armado na direção de alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário